Compromisso

COMPROMISSO- O CAMINHO DE SANTIDADE
Estamos vivendo numa sociedade onde a juventude estápresa nas garras da prostituição e dos efeitos da imoralidade, mas cremos que Deus está levantando por toda Terra uma geração de jovens santos, fortes, apaixonados por Ele, radicais contra o pecado, restauradores de princípios e valores da Palavra, que irão envergonhar o diabo em sua geração através de excelentes casamentos constituídos na Rocha inabalável que é nosso Senhor e Salvador Cristo Jesus.
Porém como isso se tornará possível?
A própria bíblia nos pergunta e responde claramente: “Como pode um jovem conservar puro o seu caminho? Vivendo-o de acordo com a tua Palavra.”Sl 119:9.
Em toda bíblia não achamos nada que nos ensine sobre o relacionamento de namoro (com toques, carícias, beijos), mas vemos que existe um padrão e modelo que devemos seguir: o modelo da santidade.
O Compromisso é um relacionamento pautado numa amizade, uma amizade para um possível casamento. A bênção dos pais e acompanhamento dos líderes são fundamentais para liberar ou corrigir qualquer atitude. Sendo o compromisso um período de conhecimento e de aprendizagem, é muito importante a participação dos pais e líderes, pois é um momento de construção espiritual e familiar.
Uma etapa muito importante, ANTES DO COMPROMISSO, é a oração entre ambos, onde as intenções de cada coração devem ser guardadas e entregues a Deus, pois Jesus nos garante que em tudo seríamos guiados pelo Espírito Santo (Jo.14:26). As situações não devem ser forjadas e nem os sentimentos expostos, para que não sejam formadas feridas, ou para acelerar o processo natural de Deus. É muito importante manter um relacionamento de amizade e principalmente a busca pelo crescimento espiritual.
No Compromisso é necessáriodesenvolver um relacionamento de amizade, pois quando estamos apaixonados não enxergamos defeitos, e sabemos que todos nós temos. Daí veremos se o nosso futuro cônjuge terá as “qualidades que eu admiro e os defeitos que eu suporto”. Este é um fator importantíssimo, pois permitirá você conhecer todas “as faces” do seu futuro cônjuge. Ore, converse, observe os valores da pessoa, os princípios que carrega, a visão de futuro. Em todas as etapas do Compromisso, vocês estarão desenvolvendo laços de amizade, estarão desenvolvendo oAmor “fileo”: É o amor de amigo, fraternal. Em suma, se você possui boas amizades, logo o que está em evidência é o amor “fileo”.
Por exemplo:
Quando você está com algum problema, quem você procura?
Um amigo?Será porque ele te conhece? Por que sabe das tuas histórias, segredos, defeitos, vontades, estados emocionais? Como é que podemos casar com alguém que nunca tivemos uma boa relação de amizade?
O Compromisso é a forma linda de Deus preparar duas pessoas para fazerem uma aliança de casamento. Por isto, o mais importante é ser amigo!!!
Todas as pessoas que resolvem seguir por este caminho têm experiências maravilhosas sobre a fidelidade, graça e favor de Deus, alguns narram milagres financeiros.
Escolha por este jeito bíblico de amar, escolha pela santidade, pois o significado do casamento é muito mais profundo do que muitos pensam, vai muito além de unirmos uma pessoa a outra, NOSSO DEUS UNE PROPÓSITOS!

Pra. Ingrid D’Abrantes e Rafael D’Abrantes