Historia de MATF

NOSSA HISTÓRIA

NOSSA HISTÓRIA

Não removerás os marcos do teu próximo, colocados pelos teus antecessores na tua herança que receberás, na terra que o Senhor teu Deus te dá para a possuíres.
(Deuteronômio 19:14)

Uma história é feita de muitos momentos e que apesar de serem distintos entre si, possuem uma profunda correlação. Assim é a história de uma pessoa. Cada momento é impar e, como Moisés registrou no livro do Deuteronômio, são marcos ou pontos que sinalizam uma progressão, um território conquistado em direção a um maior ainda. Eles não podem ser ignorados sob pena de perder os referenciais iniciais de uma trajetória.

O COMEÇO DE TUDO

A história do Ministério Apostólico Terra Fértil teve seu marco inicial no movimento da Igreja Congregacional do Rio de Janeiro. No ano de 1992 um jovem, recém saído do Seminário Teológico Congregacional, Pastor Renan Santiago e sua esposa Nelma Santiago, assumiam o pastorado da então Igreja Evangélica Congregacional de Inhoaíba, na zona oeste do Rio. No dia da sua instalação, um sábado de abril de 1992, havia mais gente pendurada nas janelas, corredores, etc, que dentro do pequeno salão com capacidade para umas 40 pessoas. Para um pastor iniciante, com 37 anos, era um bom começo, afinal, “casa cheia”. Mas o dia seguinte à realidade já era bem outra. Naquele domingo, pouco mais de 10 pessoas e umas poucas crianças era toda a assistência daquela noite.

PENTECOSTES: OS 120 REUNIDOS

Em pouco mais de 3 a 4 anos, aquele primeiro salão já havia ficado no passado. Estávamos em outra área bem maior onde se reuniam 120 guerreiros da fé. Este novo salão de culto ficava no segundo andar do novo prédio que havia sido construído. Nos dias de calor era quase insuportável, mas mesmo assim as escadas já começavam a ficar ocupadas em um maior crescimento. As vidas eram atraídas pela Graça de Deus. Dizem que carioca não gosta de subir escadas para nada. E é verdade. Todo 2º andar de shopping é sempre mais vazio. Mesmo assim, as pessoas andavam até os fundos da propriedade de onde se chegava ao salão, após vencer uns 25 degraus até o segundo andar.

À medida que o salão do 2º andar já ficava impraticável, decidimos fazer os cultos de domingo à noite ao ar livre, na área frontal da igreja. Era um trabalho enorme: todo domingo descia e subia equipamentos, bancada, mas víamos a mão de Deus confirmando cada palavra anunciada. E quando chovia em meio ao culto? Em pouco tempo já começávamos a improvisar assentos também na área ao ar livre. Algo estava rompendo no mundo espiritual. A perseverança em obedecer aos comandos do Pai e propósitos bem definidos traz sempre suas recompensas.

NASCE O MATF

No ano de 1998, recebemos uma clara direção do Espírito de assumirmos o propósito e identidade que Deus tinha para nós naquela região. As trevas começavam a acusar o golpe desferido pelo Reino de Deus. Vários centros de feitiçaria eram fechados. Apesar das resistências, o Reino de Deus era estabelecido.

O nome do ministério passa a traduzir uma proclamação profética sobre o bairro: MINISTÉRIO TERRA FÉRTIL. O nome Terra Fértil foi gerado a partir do conhecimento do significado do nome do bairro onde estamos – Inhoaíba – palavra de origem indígena que significa “terra que não produz”. Entendendo que a Igreja foi estabelecida para restaurar a terra dos homens e os homens da terra, proclamamos: “Se o homem diz que aqui é terra que não produz, o Senhor dos homens e da terra diz: é Terra Fértil”. Nascia assim o MTF debaixo de um chamado para restaurar famílias e formar uma família para Deus.

A VISÃO CELULAR CHEGA

Os anos de 2000 e 2003 chegam trazendo dois momentos importantes. Em 2000 um novo templo é inaugurado para 400 lugares. E em 2003 inicia-se a transição para o Modelo Celular. Choveu pancada. Não vinha de fora, mas de dentro do corpo, dos líderes do Rio de Janeiro. Permanecemos firmes e nos dispostos a romper. O ensino e o caráter da liderança local transmitiam confiança, apesar de difamações e proclamações contrárias, que foram sendo emudecidas pelo testemunho do crescimento do MTF e sua solidez na Palavra da Verdade.

EDIFICADOS…O FUNDAMENTO DE APÓSTOLOS E PROFETAS

Em 25 de março de 2006, o Ministério Terra Fértil é introduzido no ministério apostólico através da unção liberada sobre o Pastor Renan Santiago. Tempos de restauração são tempos de oportunidade de se retomar a direção do Espírito. A manifestação do Reino de Deus em sua plenitude requer a capacitação dos santos, e para tal somente através do modelo deixado por Cristo e revelado ao Apóstolo Paulo: O Ministério Quíntuplo.

ESTABELECIMENTO DO MINISTÉRIO QUÍNTUPLO.

Em 2007, o Apóstolo Renan dá início ao discipulado daqueles que seriam consagrados aos demais dons ministeriais.
No mês de setembro de 2008 são confirmados e consagrados: Apóstola Nelma Santiago, Evangelistas Felipe e Camila, Pastores Galber, Washington e Márcia e Mestre Neíse.

Em 2011 também são recebidos como pastores do MATF o casal Giovanni e Sandra e conduzidos ao ministério Pastoral o casal Daniel e Simone, servindo principalmente no MATF no bairro do Correia, em Campo Grande/RJ.

Recentemente foram levantados como pastores Paulo, Viviane, Ingrid e Renan Santiago; Keethe como profetisa e Cláudio como evangelista.

O TERCEIRO TEMPLO

O novo local de culto comporta perto de 900 lugares. A proclamação profética para este ano é:

“2015- O ano da Fidelidade e da Construção ”

Conheça também nossas igrejas.

veja onde estão